O objectivo do Nacional parece ter deixado de ser participar nas competições europeias. As declarações do presidente Rui Alves, à RTP Madeira, deixaram a clara ideia de que o objectivo mesmo, é ficar à frente do Marítimo, o eterno rival. Uma visão partilhada por Patacas: «O que depende de nós é vencermos o nosso jogo e consolidarmos a nossa posição na Região. Ou seja: ficarmos à frente do nosso eterno rival, o que é muito importante para nós e para os adeptos, e que, como o presidente já disse, nos permite acompanhar o sucesso das camadas jovens neste ano. É importante para o clube consolidar a posição que tem vindo a tomar nos últimos anos, conseguindo os melhores resultados da Região.»

Sobre a Europa o capitão afirmou: «Esse foi o principal objectivo assumido desde o início. Mas também não escondemos que preferimos ficar à frente do Marítimo do que ficar atrás. Neste momento, o que depende de nós é esse campeonato. Se ganharmos, vencemos o campeonato interno. Depois, tudo pode acontecer no outro jogo.»

Recorde-se que Rui Alves surpreendeu tudo e todos ao revelar que, neste momento, poderá não ser interessante ao seu clube conquistar a entrada na Liga Europa. Tudo isto porque não há apoio do Governo Regional, quando antes havia um prémio de um milhão de euros pela participação europeia. Assim, face aos compromissos de prémios, antecipação do começo de temporada, investimento ao nível do plantel e resultado financeiro, se os alvinegros não garantirem a presença na fase de grupos, o líder dos madeirenses considera pouco interessante essa qualificação europeia. Confrontado com as afirmações do presidente, Patacas foi directo: «Para ele dizer isso é porque estará magoado com alguma situação¿»

Sp. Braga vai ser segundo

O defesa nacionalista considera que o Sp. Braga irá terminar no segundo posto, pois acredita que a sua equipa vai levar a melhor no domingo à tarde: «Há que dar os parabéns ao Braga pelo campeonato que fez. Penso que, excepção feita ao Boavista, nos últimos anos, tirando os grandes ninguém conseguiu este feito, que foi o segundo lugar. O Nacional, e isso tem sido assumido nos últimos anos (o que dá mais pressão), é candidato à Liga Europa. Desde o início da época assumimos que somos candidatos. Se não conseguirmos ir, paciência. Acredito que vou ganhar ao Sp. Braga. Daí que acredito que o campeonato do Braga está feito e que fica em segundo lugar. Se ganharmos eles não têm hipóteses nenhumas de serem campeões.»