Um single de angariação de fundos para as famílias das 96 vítimas mortais de Hillsborough, a ser lançado no Natal, conta com a participação do ex-Beatle Paul McCartney, foi anunciado nesta quinta-feira, em Liverpool.

O tema, uma cover da canção He Ain't Heavy, He's My Brother, do grupo Hollies, foi apresentado aos familiares das 96 vítimas, e conta com a participação de vários nomes sonantes da indústria musical britânica, que aceitaram participar nas gravações sem qualquer contrapartida.

Robbie Williams, Shane McGowan, Mick Jones e Mel C são alguns músicos que deram o seu contributo à gravação, que conta ainda com alguns nomes históricos dos dois clubes da cidade, Liverpool e Everton, como Kenny Dalglish, Peter Reid e Alan Hansen. O «reforço» Paul McCartney, autor de um solo de guitarra, foi apenas confirmado nesta quinta feira pelo músico e adepto do Liverpool, Peter Hooton, promotor da iniciativa.

«Paul McCartney é um dos filhos, ou mesmo o filho mais famoso de Liverpool, e tê-lo neste projeto é fantástico», afirmou Hooton, que anuncia um projeto com objetivos bem definidos: «Não queremos apenas vender discos, queremos sensibilizar as pessoas para a impotância de passar estas datas especiais em família com uma canção cheia de significado». As receitas da venda do disco revertem para a cobertura das despesas legais que as famílias das vítimas tiveram ao longo de um processo com duas décadas.

Fique com a versão original de He Ain't Heavy, He's My Brother, enquanto a nova gravação não chega ao público: