Paulo Bento praticamente deitou a toalha do apuramento direto para o Mundial 2014 ao chão. O selecionador admitiu claramente que já não pensa nisso. Seria preciso de resto quase um milagre: golear o Luxemburgo por 6-0 (num jogo em que não há Ronaldo nem Pepe, castigados) e esperar que a Rússia perdesse no Azerbaijão por 1-0:

«O único aspeto positivo é garantir o play-off. Nao nos serve de grande consolo para o que fizemos, sobretudo na segunda parte.

Foi uma primeira parte interessante, com boa movimentação, sem chegar muito à zona de remate. Na segunda parte não entrámos bem, permitimos um ou outro contra-ataque do adversário.

Tínhamos o jogo controlado, sem jogar bem, mas mantendo a bola. Fomos depois penalizados por um erro que pode acontecer a qualquer um.

Acabámos por ser penalizados de uma forma demasiado severa, mas acabámos por pagar caro uma segunda parte de menor qualidade do que tínhamos feito em relação à primeira.

Portugal tem de melhorar para estar no Brasil. Vamos analisar este jogo da melhor maneira, tentar ver os erros que cometemos e não deixar de ver também as coisas boas que fizemos.

Temos um jogo na terça-feira, vamos querer ganhar para terminar bem esta fase de apuramento e depois prepararmo-nos bem para o play-off de novembro.»