Alberto Zapater é uma forte possibilidade para integrar o «onze» do Sporting, neste sábado frente ao Paços de Ferreira. O treinador Paulo Sérgio diz que o médio espanhol, que integrou a equipa dos «leões» há pouco mais de um mês, «é uma opção» para poder render o lesionado Pedro Mendes no centro do terreno.

Apesar de não ter sido utilizado em qualquer jogo de pré-época, o técnico leonino salienta as «boas condições» físicas e a integração de Zapater na equipa. As qualidades que tem demonstrado nos treinos dão confiança a Paulo Sérgio, que também conta, porém, com o médio André Santos.

Paulo Sérgio: «Tenho a melhor equipa do Mundo já hoje»

Sporting: Pongolle com entorse na véspera do P. Ferreira

«Em termos físicos vinha com um bom trabalho de base. A preocupação tem sido integrá-lo nas manobras da equipa. É um jogador bastante comunicativo, que é o que se pretende dentro de campo. Não teve oportunidade de jogar em Itália nem aqui, é isso que lhe falta na sua preparação, mas apresenta índices de valor e confiança que nos permitem dizer que está pronto para actuar na Mata Real», afirmou Paulo Sérgio na antevisão do encontro que marca a estreia do Sporting na Liga.

«Liedson diferencia-se pelo instinto de matador»

Quanto aos nomes que vão alinhar na frente de ataque, Paulo Sérgio deixou tudo em aberto. Liedson é, para o técnico, o jogador com mais faro para o golo. Mas será que o «Levezinho» vai jogar de início? E com quem ao seu lado?

«A dupla perfeita é a que acreditamos que vai funcionar bem. Os quatro atacantes de que falamos - Pongolle, Postiga, Saleiro e Liedson - são todos diferentes. Têm um denominador comum, a estatura é semelhante, embora o Saleiro apresente um pouco mais de envergadura. Mas são jogadores de boa técnica, há um que se diferencia pelo instinto de matador fora do vulgar, que é o 31 [Liedson]», justificou Paulo Sérgio, adiantando que no ataque também podem jogar três.

«Qualquer um dos outros três sabe o que é a coordenação entre dois pontas-de-lança, possivelmente o Liedson não aborda esse tipo de movimentação tão bem como os outros, mas tem um instinto de baliza fora do normal. Cabe-nos a nós, em cada momento, escolher os que estão mais aptos a desempenhar o que procuramos. Um deles ou até podem jogar os três».