Dois dias depois de ter sofrido um traumatismo no tornozelo direito, frente aos Camarões, Pedro Mendes voltou a entrar em estágio com a Selecção Nacional. O médio recuperou energias junto da família, e garante que o problema físico está praticamente debelado.

«O tornozelo está bem. Vou ser reavaliado agora, mas sinto-me muito melhor do que sentia ontem, por exemplo», disse o médio, ao chegar ao hotel de Porto Salvo.

Com o Mundial a aproximar-se a passos largos, Pedro Mendes acredita que a equipa das quinas vai chegar em forma à África do Sul. «Desde que começámos, na Covilhã, que estamos ansiosos. Mas sabemos que ainda temos muito trabalho para fazer. Até ao mundial. Estamos melhores, mas temos coisas para progredir. Vamos trabalhar esses aspectos», disse o médio. «A motivação está em alta. Temos muita vontade de vencer e ir o mais longe possível. É essa a nossa ambição», acrescentou.

Embora a equipa portuguesa não seja apontada como uma das principais favoritas, Pedro Mendes acredita numa boa campanha: «Em todas as grandes competições há grandes favoritos e «outsiders». Muitas vezes são os «outsiders» a vencer. Queremos provar dentro de campo aquilo que podemos fazer.»

Com Pepe ainda limitado fisicamente, Pedro Mendes tem somado pontos na luta por um lugar à frente da defesa, mas garante que não se sente titular. «Sinto-me um jogador que pode ajudar a selecção, tal como os outros 22 jogadores. Todos somos importantes», defende.

A polémica «Jabulani» também mereceu um comentário. «Temos de a tratar com mais carinho», começou por dizer o médio. «É muito leve. Sofre muitas mudanças de direcção, sobretudo em passes longos, e com vento. Nos próximos 15 dias temos de contactar muito com a bola, para estarmos adaptados frente à Costa do Marfim», acrescentou.