Maria de Lurdes Mutola foi a mais rápida nas eliminatórias dos 800m, no primeiro dia do atletismo olímpico. Aos 36 anos e a competir nos seus sextos Jogos Olímpicos, a veterana campeã moçambicana ainda deu uma demonstração de força impressionante.
Mutola correu a distância em 1m58,91s, a sua melhor marca da época, em mais um episódio de uma história que começou há 16 anos, em Barcelona. Nesses Jogos, em 1992, aquela que era então uma jovem promessa foi quinta. Quando chegou a Atlanta, quatro anos mais tarde, já dominava a distância, mas problemas físicos impediram-na de chegar à vitória. Ainda assim, conquistou o bronze.
O ouro e a consagração olímpica chegaram em Sydney, no meio de uma década a dominar a modalidade. Em Atenas 2004 foi quarta e já ninguém apostava muito que chegasse a Pequim com grandes ambições. No entanto, Mutola mostrou esta manhã que a aventura ainda não acabou.
Para saber o resto da história temos que esperar por este sábado, quando se correrão as meias-finais dos 800m. Com Mutola e já sem companhia portuguesa, depois da eliminação de Carmo Tavares.