A edição online do Globo reuniu os melhores e piores momentos das Olimpíadas de Pequim e entre estes encontram-se dois portugueses: Naide Gomes e Pedro Dias.
A detentora da melhor marca mundial da temporada no Salto em Comprimento (7,12m) figura entre «as dez maiores decepções dos Jogos», onde foi medalha de prata num pódio liderado pelo velocista norte-americano Tyson Gay. Dois saltos nulos e um terceiro aquém das suas capacidades tiraram-na do caminho da brasileira Maurren Maggi, que venceu com apenas 7,04m. Seguem-se a Naide Gomes nesta categoria, o tenista Roger Federer, a selecção brasileira de futebol, o boxe cubano, o ginasta Diego Hypolito, o velejador Tom Slingsby (Laser), a dupla de voleibol de praia Ricardo/Emanuel, o judoca João Derly e a nadadora Katie Hoff.
Antes de chegarmos às dez «melhores frases», a atleta portuguesa e o judoca Pedro Dias encontram-se na selecção de 15 fotografias, que concentra, na opinião do diário brasileiro, os principais «micos», que é como quem diz vexames, da prova.
Pedro Dias foi o último a ser escolhido, mas divide o protagonismo com Usain Bolt, Michael Phelps, Maradona, Pato, Marta, Mari, Fabiana Murer, Cielo e Hypolito. Tudo por causa do desabafo após eliminar o bicampeão mundial, João Derly, no segundo combate. «Eu não ganhei apenas. Derly foi humilhado no tatame. Tinha contas a ajustar com ele», terá dito o português, referindo-se ao facto de o brasileiro ter, alegadamente, «saído com uma namorada sua», pode ler-se na página na Internet.