Vanessa Fernandes conquistou a primeira medalha para Portugal, nos Jogos Olímpicos de Pequim, ao ser segunda no triatlo feminino. A atleta disse que a conquista desta segunda-feira «vale muito mais do que ouro».
A atleta do Benfica mostrou-se emocionada, por conseguir o seu primeiro pódio olímpico (esta foi ainda a primeira vez que Portugal conseguiu uma medalha nesta modalidade), depois de ter terminado em oitavo nos JO Atenas 2004: «É mais do que ouro. É uma medalha importante e que me sabe muito bem. É uma sensação fantástica. Começar assim a semana é espectacular.»
Snowsill ganhou o ouro, com menos 1.06 minutos, e o bronze também foi para uma australiana. Vanessa Fernandes acredita, por isso, que não ter uma companheira de equipa tornou tudo «mais complicado»: «Fazer a prova sozinha é muito complicado. Tentei liderar na bicicleta e acabei por não conseguir e, depois, na corrida, não me senti bem nas primeiras voltas. Quando consegui impor o meu ritmo, tudo se tornou mais fácil.»
Aproveitando para agradecer o «apoio de muita gente», Vanessa Fernandes admitiu que os últimos meses foram «difíceis», uma vez que teve de «controlar muita pressão».