José Peseiro já não é seleccionador da Arábia Saudita. O treinador português foi demitido, após a derrota na Taça da Ásia frente à Síria (1-2). A confirmação foi dada por um comunicado da Federação de Futebol da Arábia Saudita, que já nomeou o adjunto Nasser Al-Johar como novo seleccionador.

«A qualidade de jogo não foi a que nós desejávamos, os jogadores não jogaram com o coração. Por isso culpo os atletas e demito o seleccionador», podia ler-se no comunicado assinado pelo sultão Bin Fahd Bin Abdulaziz. «É inaceitável para a Arábia Saudita. O treinador teve tempo suficiente, mais de ano e meio, para fazer um bom trabalho.»

Recorde-se que José Peseiro tomou conta da selecção árabe em Fevereiro de 2008 e já estava sob pressão da imprensa por ter falhado pela primeira vez desde 1990 o apuramento para o Mundial. Na última conferência de imprensa chegou a trocar gritos com os jornalistas e pediu-lhe para escreverem mal dele, mas para não desmoralizar os jogadores.

No final da partida com a Síria, Peseiro ainda se mostrou confiante em declarações à sua assessoria: «Tenho de admitir que não jogámos o que estávamos à espera. Não fizemos um grande jogo, embora não devêssemos ter perdido. Parece que a baliza dos nossos adversários está cada vez mais pequena e a nossa, pelo contrário, cada vez maior», disse.

«Falhámos algumas oportunidades, que nos deviam ter dado um resultado diferente, porque somos a melhor equipa, temos melhores jogadores e continuamos a ser candidatos ao título de melhor selecção asiática.»

O técnico português deixou, nessa altura, a ideia de que não se deixaria abater pela derrota: «Não quero fazer comparações, mas recordo que a Espanha perdeu o primeiro jogo no Mundial-2010 e foi campeã e Portugal, no Euro 2004, também foi derrotado no jogo de abertura e chegou à final. Acredito que pode acontecer o mesmo à Arábia Saudita, porque somos, efectivamente, uma das melhores selecções da Ásia.»

Algum tempo depois era demitido do cargo de seleccionador.

[artigo actualizado]