A CEPSA, através da sua filial na Colômbia, culminou o processo de aquisição dos direitos de exploração e produção do Bloco Caracara, situado na baía de Los Llanos, no centro do país, adianta a empresa em comunicado.

Esta operação inscreve-se no Plano Estratégico da Companhia para 2008-2012 e tem por objectivo aumentar o nível actual de reservas e de produção de crude.

No Bloco Caracara, que possui uma extensão aproximada de 47.200 hectares, a produção actual ultrapassa os 20 mil barris de petróleo por dia. As suas reservas estão estimadas em 40 milhões de barris, sendo tecnicamente considerada uma jazida com grande potencial de crescimento através de novos investimentos, quer de exploração, quer de desenvolvimento.

Obtidas as autorizações pertinentes, a CEPSA Colômbia está a operar o bloco indicado com base num contrato de associação firmado com a ECOPETROL, elevando-se a sua participação a 70 por cento e a da empresa nacional colombiana aos restantes 30%.

A área de exploração e produção de hidrocarbonetos da CEPSA representa cerca de 30% dos esforços de investimento da Companhia e gera 22% do seu cash flow.