A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) anunciou esta terça-feira, no seu relatório mensal, a previsão de estabilização da procura de crude em 2009 seguida de uma ligeira retoma em 2010.

«A procura mundial de crude estabiliza-se de acordo com a actual situação da economia mundial», refere a OPEP no seu relatório mensal, notando nomeadamente que esta procura «deverá registar uma retoma em 2010».

«Após dois anos consecutivos de recuo, a procura mundial deverá apresentar no próximo ano um crescimento moderado de 0,5 milhões de barris por dia», escreve a OPEP no seu relatório de Julho.

Assim, a procura mundial deverá cifrar-se em 84,34 milhões de barris por dia em 2010, ou seja uma subida de 0,59 por cento face às previsões do ano em curso.

Para 2009, o cartel prevê um recuo da procura de 1,65 milhões de barris por dia, ou seja sensivelmente a mesma previsão do relatório mensal anterior em que esperava uma procura de 83,80 milhões.

A OPEP indica que as suas previsões mais optimistas sobre a retoma da procura no próximo ano estão baseadas numa perspectiva de retoma «a um ritmo lento» do crescimento da economia mundial com uma melhoria esperada para o segundo semestre.

A fraqueza da retoma da procura de petróleo explica-se ainda, segundo o relatório, por um crescimento menos forte do que no passado da Produto Interno Bruto chinês, com Pequim a apostar agora também na utilização de fontes de energia alternativas, bem como nas medidas de poupança energética.