A fábrica Delphi da Guarda, que fabrica cablagens para o sector automóvel e emprega 960 trabalhadores, vai suspender a laboração na semana do Carnaval, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Note-se que a Delphi não é a única a tomar esta medida. A Pioneer também vai suspender a produção no final do próximo mês.



Segundo Júlio Balreira, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas (STIMM), de Aveiro, Viseu, Guarda e Coimbra, a administração da empresa decidiu que os trabalhadores ficam em casa entre 23 e 27 de Fevereiro.

Adiantou que o sindicato esteve nesta sexta-feira reunido com a directora de recursos humanos da Delphi que «confirmou» que a unidade vai «parar a laboração na semana do Carnaval, sendo a compensação dos dias em que os trabalhadores vão estar parados, na troca de férias a que têm direito já em 2009».

Júlio Balreira disse que a decisão é justificada com a crise internacional que está a afectar o sector automóvel.

Reconheceu que «há dificuldades, que há crise, que o sector automóvel atravessa uma situação muito complicada», contudo, considera que «não devem ser os trabalhadores a pagar a factura».

O sindicato propôs à administração que a empresa não contabilizasse os quatro dias como sendo de férias, «mas a empresa não mostrou disponibilidade para responder a esta nossa indicação», lamentou.

A Delphi/Guarda tem previsto despedir cerca de 500 trabalhadores em Dezembro de 2009.

Este assunto também foi abordado na reunião de hoje entre os dirigentes do STIMM e a directora de recursos humanos da fábrica, assegurando Júlio Balreira que «não há nenhuma alteração» em relação «aquilo que foi acordado no ano passado».