Cristiano Ronaldo e Iker Casillas.Duas das maiores figuras do Real Madrid dos anos recentes cruzam-se na rubrica de hoje.

No último fim de semana, Ronaldo revelou uma novidade destinada sobretudo aos mais novos: o internacional português será o personagem de comics, como protagonista de uma série animada e também de livros de banda desenhada.

Se CR7 encarna o papel de super-herói, Iker é das lendas do futebol atual das que, pela simplicidade no trato, mais se assemelha ao comum dos mortais.

Na última semana, o guarda-redes do FC Porto emocionou o mundo, atónito pelo um grave problema de saúde que o afetou e que poderá colocar a sua carreira em risco. É dele a escolha musical, embora tivéssemos hesitado em recomendar ainda este tema dedicado ao guardião dos dragões.  

Entre estes dois gigantes do futebol mundial, um cantinho para a leitura. Aliás, um Corner. Uma revista brasileira que vale bem a pena conhecer e que está finalmente à disposição do público português.

--

VER: Striker Force 7

A ideia de Cristiano Ronaldo ser um super-herói nem parece descabida para quem o vê nos relvados. Desta vez, porém, a estrela portuguesa levou-a um pouco mais à letra.

CR7, que hoje em dia é marca até de hotéis e de roupa, inspira agora também uma série de anime e uma banda desenhada, numa parceria com a Graphic India e a VMS Communications.

Em Striker Force 7 Cristiano veste o fato de super-herói e com a ajuda de uma bola futurista combate robôs e outras criaturas mecânicas.

O próprio craque português difundiu a novidade no passado sábado, através das suas redes sociais, à boleia do Free Comic Book Day, nos Estados Unidos da América.

Striker Force é uma série anime, mas também uma coleção de livros de banda desenhada. Os conteúdos que estarão disponíveis até ao final deste mês de maio, embora ainda não se saibam detalhes sobre em que plataforma e em que países será emitida a série.

--

LER: Corner

Escanteio no Brasil, canto em Portugal, mas antes de tudo isso «corner».

O termo antigo remete-nos para a essência do futebol. Na verdade, esta revista é uma espécie de versão brasileira de títulos como a Panenka ou a Líbero, em que o futebol é abordado pela perspetiva histórica, social ou política.

Agora, a revista está finalmente ao alcance do público português: um pack com todos os números poderá ser adquirido por 50 euros, através do site, podendo ainda o utilizador juntar-lhe o livro Noites Europeias ou o DVD Última Final, um documentário sobre o superclássico entre River Plate e Boca Juniors que decidiu a última edição da Taça Libertadores.

Uma excelente oportunidade para desfolhar temas interessantes e encontrar entrevistas a grandes figuras do futebol brasileiro como Petkovic, Ricardo Rocha, Sorín ou Diego Lugano, que fazem manchete em alguns números.

--

OUVIR: Corazón Contento

Segunda-feira, 10h23 da manhã. Para assinalar a recuperação, Iker Casillas pôs a tocar uma canção cheia de simbolismo.

Horas antes de sair do hospital pelo próprio pé, onde havia sido internado na sequência de um enfarte agudo do miocárdio, o guarda-redes do FC Porto partilhou para os milhões de seguidores nas redes sociais «Corazón Contento».

A escolha do tema de 1968 – 13 anos antes de Iker nascer – revela revivalismo, mas também bom humor.

A canção foi composta pelo argentino Pablito Ortega e popularizada em Espanha por Marisol. Curiosidade: nas décadas de 1960 e 1970, a cantora malaguenha tornou-se também conhecida do lado de cá da fronteira, como escreveu Carlos Tê em Baile da Paróquia – «punham só Gianni Morandi. Nelson Ned e Marisol…»

«El Lunes Suena» é uma espécie de rubrica semanal no Twitter de Casillas. A cada segunda-feira o portero escolhe um tema musical. O desta semana, não poderia ter mais significado. Pelas inúmeras demonstrações de carinho no Dragão, no Bernabéu e pelo mundo fora, mas sobretudo pela alegria que demonstra a cada momento da sua vida no Porto, Iker é hoje um coração feliz.