Às primeiras projecções reveladas soaram os aplausos e o comentário imediato de uma apoiante: «Para quem não tem máquina partidária é muito bom». Momentos depois foi a vez do director de campanha, Artur Pereira, falar às dezenas de apoiantes e salientar que este é um «resultado histórico para democracia».

Segundo a projecção da TVI/Intercampus, Fernando Nobre pode chegar aos 16,4% (com um intervalo que varia entre os 12,4% e os 16,4%). Um resultado que mereceu aplausos acompanhados de efusivos: «Nobre, Nobre!!», que só foram interrompidos com as declarações do director de campanha.

«Uma alternativa real, um resultado histórico para a democracia portuguesa. Portugal é um país mais livre onde a política foi devolvida às pessoas. É um resultado nunca antes visto», disse.

A candidatura de Fernando Nobre foi a mais entusiástica a reagir às projecções dos resultados eleitorais. À TVI o director de campanha vincou que: «Este é um resultado histórico».

Artur Pereira considerou que a candidatura nunca teve dúvidas de que iria obter um resultado bem diferente dos «quatro a cinco por cento» que algumas sondagens lhe atribuíram. «É um desfasamento absoluto e total», vincou, tendo sublinhado a mensagem de «uma campanha histórica com um resultado histórico».

Artur Pereira considerou que o objectivo da candidatura de Fernando Nobre foi alcançado, pois tratou-se de uma «mobilização, de um grande movimento cívico que regenerasse a política portuguesa», disse.

«Estamos completamente satisfeitos com o nosso trabalho», concluiu.

Entre os apoiantes estão presentes algumas caras conhecidas como o apresentar Nilton ou o músico Luís Represas.



FOTOS Veja as fotos das votações e a história do... touro que boicotou

COMENTE! Presidenciais: acompanhe o relato dos jornalistas da TVI

LEIA MAIS: todas as notícias sobre as Presidenciais de 2011