Se o Mundial-2014 fosse decidido nos media sociais, Inglaterra e Alemanha chegariam à final. Portugal seria nono, ficando-se, assim, pelos quartos de final.

Pesquisa feita pela RadiumOne, divulgada pelo «Net Imperative» do Digital Strategy Consulting, analisou o número de «posts» partilhados nas redes sociais, relativos às 16 seleções com melhor ranking, juntando a esse dado também as interações dos fãs.

Inglaterra e Alemanha surgem como líderes da mobilização de adeptos, graças a consistentes resultados de partilha elevada nas redes sociais.

Os ingleses têm 3.342.779 seguidores no Facebook e lideram nos «likes» mensais das seleções mais fortes (333,221), na sequência de 160 posts mensais.

Os alemães são igualmente próximos dos seus fãs, com 201 posts de média mensal e um total de 2.480.403 seguidores. Esta abordagem levou a 15.409 comentários de fãs, colocando a Alemanha a liderar esta tabela.

O Brasil, seleção anfitriã, seria eliminada nos quartos de final desta competição virtual. Uma surpresa, uma vez que os brasileiros têm, de longe, a maior audiência (4.969.106 seguidores no Facebook e Twitter somados).

No entanto, na intreração com os seus adeptos, são deixados bem atrás, com apenas 54 posts de media/mensal, o que coloca o Brasil apenas no 11.º lugar (ficando assim no resultado global abaixo das quatro seleções mais populares nas redes sociais).

Também pelos «quartos» ficaria Portugal, que é nono neste «ranking».

Ranking das seleções mais populares nas redes sociais:
1.ºs Inglaterra e Alemanha
3.ª Itália
4.ª Espanha
5.º Brasil
6.º EUA
7.º Croácia
8.º Bélgica
9.º Portugal
10.º Uruguai
11.º Chile
12.º Holanda
13.º Suíça
14.º Grécia
15.ª Argentina
16.ª Colômbia