O Portugal Open 2013, assim se vai chamar o torneio que antes dava pelo nome de Estoril Open, vai voltar a contar com Juan Martin del Potro. O argentino é bicampeão em título e vai tentar fazer o que nunca um tenista conseguiu: ganhar no Jamor por três vezes consecutivas. Quanto a portugueses, estão dependentes do diretor João Lagos.
Número 7 do ranking ATP, a Torre de Tandil bateu Andy Murray e Novak Djokovic no último torneio de Indian Wells, o qual perdeu, na final, com o espanhol Rafael Nadal. Del Potro é, assim, o nome mais sonante no Jamor em 2013, como, aliás, foi nas últimas duas edições.
Outro argentino marcará presença no Portugal Open. Juan Monaco é o 14º do mundo e, curiosamente, vem também de Tandil, Argentina, o mesmo local de onde é natural Del Potro.
O suíço Stanislas Wawrinka também regressa ao Jamor, depois de no ano passado ter sido semifinalista do torneio. Caiu perante Del Potro. Ocupa o lugar 17 do ranking.
No quadro masculino, há ainda Horacio Zeballos, o terceiro argentino em destaque. Número 39 do mundo, este esquerdino já bateu Rafa Nadal este ano, em Vina del Mar.
Quanto a portugueses, estão, como se disse, dependentes de João Lagos. O mesmo é dizer que dependem de Wild Cards para entrar na competição. «Temos um quadro masculino e um feminino muito fortes, por isso os portugueses não puderam entrar diretamente. Na maioria das vezes, os Wild Cards que possuo vão para portugueses, mas são decisões a tomar mais em cima do torneio, quero aperceber-me quem está em melhor forma», justificou o diretor do Portugal Open.
A última das senhoras é a número 56
O quadro feminino apresenta várias tenistas de renome mundial. Desde logo, Marion Bartoli, de Fança, 11ª do mundo e que já foi finalista em Wimbledon. Também há uma vencedora de um Grand Slam. Francesca Schiavone é uma veterana, número 47 do ranking WTA, mas já ganhou em Roland Garros em 2009 e em 2011 esteve na final.
No Portugal pen estará também a número um mundial de pares, Roberta Vinci, e a número um mundial sub-20. Laura Robson é, inclusive, vice-campeã olímpica de pares mistos. A medalha de prata conquistada em Londres foi ao lado de Andy Murray.
De resto, nomes como Carla Suarez Navarro (Espanha), Sorana Cirstea (Roménia) e Alize Cornet compõem um quadro cuja jogadora com ranking mais baixo ocupa o lugar 56 do mundo.