O governo francês anunciou hoje que reembolsará os agricultores pelo imposto que agrava o preço dos combustíveis, medida que, em 2007, custou aos cofres do Estado cerca de 76 milhões de Euros.

O Ministério de Agricultura refere, em comunicado, que a isenção fiscal se prolongará durante o primeiro semestre de 2008 e que esta implica cinco euros por hectolitro de gasóleo, 16,65 euros por tonelada de fuel e 1,071 euros por megawatts/hora de gás, avança a «Lusa».

O responsável justificou a medida com a «urgência» gerada pela «aceleração actual do aumento das energias fosseis, fuel e gás natural» que «cria dificuldades particulares no sector agrícola», em particular para os fruticultores e horticultores de estufa, para os quais a factura energética pode representar 50 por cento da sua facturação.

Mas além desta isenção, o Ministério da Agricultura refere que quer «iniciar uma concertação com os responsáveis profissionais para analisar soluções duradouras e estruturais» no intuito de fazer face ao impacto da escalada dos combustíveis.

Em concreto, o ministro da Agricultura, Michel Barnier, propõe «um plano global de eficiência energética das explorações agrícolas para melhorar a eficácia energética e promover a produção de energia renovável».