De acordo com dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), divulgados esta quarta-feira e referentes ao segundo trimestre deste ano, o valor representa igualmente uma subida de 4,8% face aos três primeiros meses deste ano. Algo que leva o regulador das telecomunicações a concluir que estas taxas de crescimento «são as mais elevadas dos últimos anos».
Por outro lado, o peso dos cartões pós-pagos no total de assinantes cresceu 2,9 pontos desde o segundo trimestre de 2007, fazendo com que esta modalidade de acesso represente cerca de 25% do total de subscrições. No espaço de um ano, contabilizam-se mais 936 mil cartões pós-pagos, 181 mil dos quais no segundo trimestre de 2008.
Cada dono de telemóvel envia em média 137 SMS por mês
«Esta evolução estará associada, entre outros factores, à adesão dos assinantes de serviços de dados baseados no UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) que, tipicamente, implicam o pagamento de uma mensalidade», refere a Anacom.
Quanto aos cartões pré-pagos, representam os restantes 75% do total de assinantes. Este tipo de cartões tem crescido a taxas consistentemente inferiores às taxas dos cartões pós-pagos. No entanto, no segundo trimestre, os pré-pagos cresceram a taxas duas vezes superiores à média dos quatro trimestres anteriores.
Assim, os cartões pré-pagos cresceram 4,6% em termos trimestrais e 11,3% em termos anuais.
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