Na hora de comprar carro novo, os portugueses são os europeus que mais optam por veículos que produzem menos emissões de CO2, segundo um relatório da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E).

O estudo divulgado esta segunda-feira compara os 18 países europeus com dados disponíveis sobre emissões de CO2, colocando Portugal como o país da União Europeia com a frota automóvel nova mais eficiente.

De acordo com a Quercus, associação ambientalista que faz parte da T&E, esta posição prende-se com o facto de os portugueses «serem muito sensíveis ao preço do veículo e ao seu consumo de combustível», comprando carros novos «mais pequenos, de baixa cilindrada e com menores emissões».

A acrescentar ao factor «custo», a carga fiscal é reduzida para quem compra carros com baixa emissão: o valor do Imposto sobre Veículos e o Imposto Único de Circulação ponderam em 60 por cento a componente de emissões de CO2.

Apesar do lugar cimeiro conseguido por Portugal, o presidente da Quercus, Francisco Ferreira, esperava assistir a «uma melhoria mais significativa entre a frota automóvel nova de 2006 e de 2007 com a entrada em vigor das novas regras do imposto automóvel».

Lamentando que Portugal esteja a renovar «tão lentamente» a frota automóvel (no sentido de serem adquiridos veículos mais eficientes ambientalmente) e que os portugueses usem demasiado o carro nas deslocações casa-trabalho, Francisco Ferreira reconhece, por outro lado, que «os dados de Portugal em comparação com o resto da Europa são animadores no combate às emissões de gases de efeito de estufa causadores das alterações climáticas».

De acordo com o relatório da T&E, Portugal é o país com menor valor médio de emissões de CO2 nos veículos automóveis novos vendidos em 2007, com 143 g/km, seguido pela Itália com 146 g/km.

Em Dezembro do ano passado, a Comissão Europeia propôs que os novos carros emitissem em média 130g CO2/km até 2012.

O Comité do Ambiente do Parlamento Europeu irá votar sobre a legislação dos carros e CO2 nos dias 8 e 9 de Setembro.