A maioria dos portugueses com conta bancária paga as suas despesas domésticas através do banco, de acordo com os resultados do estudo Basef Banca da «Marktest».

O Basef Banca contabilizou em 2007 cerca de 3,727 milhões de indivíduos que fizeram o pagamento de despesas domésticas (telefone, electricidade, gás, água, etc) através do seu banco.

Este valor representa 49,8 por cento do total de residentes no Continente com 15 e mais anos e posse de conta bancária.

É ainda de salientar que este foi, em 2007, o serviço bancário de maior penetração, tendo ultrapassado a posse de conta a prazo, que entre 2002 e 2004 foi o produto de maior penetração.

Mais utilizado pelos homens

O pagamento de despesas domésticas é mais utilizado pelos bancarizados do sexo masculino-51,3% dos homens recorre a este serviço, enquanto que entre as mulheres com conta bancária, este valor não vai além de 48,2%.

Entre os 35 e os 44 anos é quando é mais frequente a utilização deste serviço (60,8%). Já nas camadas mais jovens a penetração é muito inferior.

Grande Lisboa e Litoral Centro lideram

Observando os dados por região, verifica-se que é na Grande Lisboa e no Litoral Centro que se encontra maior utilização do serviço, com 54,2% dos bancarizados residentes nestas regiões a pagar as suas despesas domésticas através do banco.

Em termos de classe social, este tipo de serviço é mais utilizado pelos bancarizados das classes alta e média alta, com uma penetração de 65,8%.