Joe Berardo apresentou a sua candidatura à presidência da Comissão de Remunerações do BCP, disse à agência «Lusa» o investidor madeirense, que possui 6 por cento do capital do banco.

A lista de Berardo, que foi aprovada pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral do BCP, Menezes Cordeiro, conta ainda com dois vogais, Luis de Melo Champalimaud e Manuel Pinto Barbosa.

Se for aprovada na Assembleia Geral de dia 27 de Maio, a comissão presidida por Berardo permanecerá em funções até 2010.

As funções da comissão

A Comissão de Remunerações tem como função determinar as remunerações dos administradores do banco, questão que, no ano passado, esteve no centro da «guerra civil» que abalou a instituição, travada entre accionistas e entre estes e o fundador do banco, Jardim Gonçalves.

Menezes Cordeiro aceitou a candidatura de Berardo, mas não aprovou as propostas de outro accionista de referência do BCP, a Teixeira Duarte, para a escolha do auditor e do revisor oficial de contas do banco.

Na sua decisão, que foi comunicada ao mercado, o presidente da Mesa alega que os estatutos do BCP determinam que é o Conselho Geral e de Supervisão que deve propôr à Assembleia Geral a eleição de um revisor oficial de contas e de um auditor.