O Banco Sabadell, accionista do BPI, registou um resultado líquido de 762,18 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, o que representa 26,1% face ao obtido no mesmo período do ano passado.

A instituição explicou que no terceiro trimestre, vendeu 50% do Grupo segurador do banco à Zurich, o que gerou mais-valias líquidas de 512 milhões de euros, que se destinaram a fortalecer o balanço das contas, explicou o Sabadell no comunicado enviado à Comissão Nacional de Mercado de Valores espanhol (CNMV).

Excluindo os extraordinários, o resultado recorrente alcançou os 530,9 milhões de euros, mais 3,8%. A margem de intermediação ficou nos 1.078,05 milhões de euros e foi 10,1% mais elevado. A margem de exploração ficou nos 843,86 milhões, mais 3,8%.

O banco sublinhou ainda o «excedente de liquidez gerado pela favorável evolução da diferença entre os depósitos e investimento, juntamente aos activos elegíveis para redesconto que proporciona ao banco liquidez suficiente para fazer face ao calendário de vencimentos até 2010».