Os três bancos nacionais que fazem parte do principal índice bolsista português, BCP, BES e BPI, estão a perder à volta de 4% no dia de pessimismo profundo no sector financeiro.

O quarto maior banco de investimento norte-americano, o Lehman Brothers, declarou falência esta segunda-feira, logo seguido do anúncio de «spinoff» da maior seguradora do país, a AIG, para contrariar a crise.

Ainda no seguimento destas notícias, o Bank of America, maior grupo bancário dos EUA, anunciou a compra do banco de investimentos norte-americano Merril Lynch; o Banco Central Europeu (BCE) injectou no mercado 30 mil milhões de euros; e os dez maiores bancos do mundo decidiram unir forças contra a crise do sistema financeiro, ao lançar um programa de empréstimos de 49 mil milhões de euros.

Desde a abertura que os mercados europeus se estão a afundar na sessão de hoje e Lisboa não é excepção. O PSI20 derrapa agora 3,77% para os 8.401,55 pontos.

Desta forma, o BCP cai 4,62 % para os 1,18 euros, o BES perde 5,15% para os 7,96 euros e o BPI recua 3,17% para os 2,20 euros.