A Arábia Saudita, maior exportador de petróleo do mundo, planeia aumentar a sua produção a partir do mês de Julho com mais de meio milhão de barris a mais por dia, segundo afirmaram analistas e negociadores de petróleo que foram comunicados por oficiais sauditas.

A expansão pode fazer com que os sauditas elevem para mais de 10 milhões de barris por dia, e se o número for mantido, será o maior já produzido pelo reino. A medida foi considerada como um sinal de que os sauditas estão cada vez mais nervosos com os efeitos políticos e económicos provocados pelos elevados preços do petróleo. Nas últimas semanas, os altos custos incitaram manifestações e protestos em todo o mundo.

O país extrai actualmente cerca de 9,45 milhões de barris por dia, o que significa um crescimento de 300 mil barris desde o último mês. Enquanto colhem os frutos dos recordes, os sauditas preocupam-se com a possibilidade da alta do preço desanimar o crescimento económico e reduzir a procura de petróleo dos países. Os valores cobrados hoje tornam ainda os combustíveis alternativos mais viáveis, ameaçando as expectativas de uma economia baseada no petróleo.