Os processos de insolvência judicial em Espanha duplicaram, no 1º semestre do ano, atingindo 1.010 novos casos. Este valor representa um aumento de 109,1% em relação a igual período de 2007, revela a Crédito y Caución, que prevê um aumento do número de acções no 3º trimestre do ano.

«Embora o Boletim Oficial do Estado só seja publicado em Agosto, estes resultados preliminares mostram também que em termos de análise trimestral, o aumento é maior, cifrando-se nos 141,6%, face ao ano anterior», salienta a empresa.

De acordo com a mesma, desde que entrou em vigor a Ley Concursal no mercado espanhol, em Setembro de 2004, o comportamento das insolvências judiciais tem sido estável, na ordem dos 250 processos trimestrais. «No último trimestre de 2007, o número de processos superou, pela primeira vez, a barreira dos 300, aumento que antecipava o comportamento registado agora: no 1º trimestre alcançou os 400 processos e no 2º já chegou aos 600», adianta.

Maioria dos casos na construção

A maior parte dos casos das insolvências judiciais ocorreram no sector da construção, tendo concentrado 23,6% dos processos. Já o mercado imobiliário representou quase 20% do total.