A 44ª edição da «Sonda Central de Informação/ Meios & Publicidade»-uma iniciativa da empresa «Central de Informação» e do jornal «Meios & Publicidade»-centrou a sua atenção na precariedade laboral que paira sobre o sector da comunicação social portuguesa.

No que respeita às perspectivas laborais para o ano de 2009 nos meios de comunicação social, a maioria dos inquiridos (98 por cento) antevê um cenário bastante pessimista.

Destes, 37% vaticina um ano «pior do que 2008», enquanto os restantes 61% vão mais além e consideram que 2009 será «muito pior». Apenas 2% dos jornalistas augura melhorias laborais, considerando que o presente ano será «muito melhor» do que aquele que o antecedeu.

Quatro mil portugueses preocupados com futuro do JN e DN

Relativamente ao anúncio de despedimento colectivo na Controlinveste, a Sonda procurou saber se o mesmo é encarado pelos jornalistas como um sinal inequívoco de degradação do sector.

Despedimento colectivo como sinal de degradação

Para 90% dos inquiridos, este é um indício evidente das crescentes dificuldades que se têm abatido sobre os media.

Entre os inquiridos que partilham desta opinião, 37% sustenta a sua convicção no facto da crise não ter poupado um dos principais grupos nacionais, enquanto 12% justifica o seu ponto de vista alegando que esta situação pode suscitar o aparecimento de novos processos. No entanto, 8% dos jornalistas não encara o despedimento colectivo como um sinal de degradação no sector e 2% preferiu não responder à questão.

Por fim, os jornalistas foram questionados sobre a eventualidade de as empresas nacionais de comunicação se estarem a servir da crise para reduzir o número de activos.

Neste particular, 73% dos inquiridos considera que os grupos de comunicação se estão a aproveitar da conjuntura actual para restringir o número de colaboradores, sendo que, destes, 14% alega que a quebra nas receitas ainda não justifica a rescisão de contratos.

Por outro lado, 25% dos inquiridos afirma que não existe má fé por parte das empresas de comunicação.