Os lucros da Jerónimo Martins subiram 55,5 por cento para 64,9 milhões de euros no primeiro semestre, valor que representa um resultado por acção de 0,1 euros, e que está acima do previsto pelos analistas.

De acordo com dados da instituição, as vendas consolidadas cresceram 31,1%, atingindo os 3,2 mil milhões de euros, enquanto o EBITDA consolidado aumentou 40,4% face ao período homólogo para 199,4 milhões de euros.

Para esta boa «performance», a Jerónimo Martins justifica com o comportamento da Biedronka e do Pingo Doce, «cujos desempenhos de vendas voltaram a superar os do sector».

A Biedronka cresceu 52% nas vendas totais, com 128 novas lojas neste período, para os 1.618,8 milhões de euros, ao passo que o Pingo Doce valorizou 30,3% até aos 675,8 milhões de euros. Já o Feira Nova teve uma subida mais moderada: de 7,5% até aos 378 milhões, com os hipermercados desta insígnia a decrescerem 0,9% face ao período homólogo e os mini-hipers a aumentarem as vendas em 8,3%.

«No Feira Nova iniciou-se a conversão das lojas compactas para Pingo Doce. A primeira loja convertida iniciou operações em Abril com sinais positivos. Na segunda metade do ano espera-se a conversão de mais três lojas», esclarece a Jerónimo Martins.

Investimento de 341 milhões

Os resultados financeiros consolidados atingiram 44,2 milhões de euros no primeiro semestre, o que já reflecte a aquisição do grupo Plus em aquisição.

A Jerónimo Martins investiu neste primeiro semestre 341,1 milhões de euros, 67% dos quais em Portugal e 33% na Polónia. Já a dívida consolidada ficou nos 765,1 milhões de euros.

Boas expectativas até ao fim do ano

A dona do Pingo Doce e Feira Nova espera a continuação de bons resultados no próximo semestre: «É intenção da Gestão manter a liderança de preço na Polónia como factor chave do ciclo virtuoso de crescimento da companhia. Em Portugal, o Grupo tenciona continuar a aumentar a quota de mercado e a sustentar o crescimento de resultados», acrescentou a empresa.

As acções da Jerónimo Martins fecharam a valorizar 1,59% para 5,10 euros.