Cavaco Silva afirmou, esta sexta-feira que, a aprovação do plano revisto para a recuperação do sistema financeiro norte-americano é um tema que interessa ao mundo inteiro. O chefe de Estado afirmou que, apesar de tudo, Portugal não está a ser muito afectado pela crise financeira dos Estados Unidos, adianta a «TSF».

Cavaco Silva considerou ser de interesse global a aprovação do plano dos 700 milhões de dólares, para «limpar» as instituições financeiras dos activos de má qualidade.

O Presidente da República realçou, em Amarante à margem das iniciativas que marcaram mais um roteiro presidencial para enaltecer os jovens empreendedores, a importância de ser aprovado, pela Câmara dos Representantes, em Washington, o plano de ajuda na restauração da confiança nos mercados.

À semelhança de outros líderes europeus, o chefe de Estado considerou que a Europa não precisa de um plano de recuperação do sistema financeiro, à semelhança do que está a ser feito nos Estados Unidos, onde considerou ter havido uma clara falha na supervisão dos mercados.