A Autoridade da Concorrência (AdC) decidiu passar a investigação aprofundada a compra da Compal pela Sumolis, anunciou esta última em comunicado. A empresa diz também que já enviou uma proposta de remédios ao regulador.

A passagem a investigação aprofundada surge depois de a AdC ter analisado 12 mercados em que as empresas operam (vegetais preparados, derivados de tomate, bebidas de sumo refrigeradas, embalamento de líquidos alimentares, águas com gás sem sabor, águas com gás aromatizadas, refrigerantes de fruta sem gás, sumos e néctares) e ainda dois canais de distribuição (alimentar e Horeca, que inclui cafés, hotéis e restaurantes).

É que, após a análise, o regulador concluiu que a aquisição da Compal daria à Sumolis uma posição dominante em vários mercados, nomeadamente os refrigerantes de fruta sem gás, no canal Horeca, dos sumos e néctares, no canal alimentar e dos sumos e néctares, no canal Horeca).

Nesta fase da investigação, a empresa tinha de apresentar propostas de remédios, o que fez já. A Sumolis garante ainda que «desenvolverá os seus melhores esforços para que este processo se conclua tão brevemente quanto possível».

Recorde-se que a Sumolis já detém 20% do capital da Compal, tendo ainda um acordo para adquirir o restante à Caixa Geral de Depósitos.