A Associação para o Posicionamento Estratégico e Financeiro (APEFI) garante que todas as previsões que fez para este ano estão a acontecer.

«Nos últimos dias de Dezembro de 2007 a APEFI, contra todas as vozes e após várias análises e estudos, lança uma antecipação económica que pinta de negro o panorama financeiro nacional. À medida que os meses avançam o cenário tem-se verificado», revela em comunicado.

A subida da inflação, da descida do dólar e de uma possível quebra abrupta da bolsa em Lisboa foram alguns dos temas alertados pela associação no ano passado.

«Alertávamos para, no decorrer de 2008, a total incapacidade da alguns dos colossos financeiros mundiais. Embora seja fácil esquecer que na altura ninguém falava disto, hoje tornou-se um cenário extremamente comum».

A associação acrescenta ainda que «falámos na descida ainda mais acentuada do dólar contra todas as previsões oficiais que diziam que o dólar já tinha batido no fundo e que o regresso ao dólar forte era uma inevitabilidade para este ano. Esta semana o euro bateu nos 1,60 dólares e ninguém sabe quando vai parar».

A possível ocorrência de um colapso no mercado imobiliário espanhol foi também apontada pela APEFI.