Decorre esta segunda-feira, em Paris, a primeira reunião do Grupo de Contacto de Alto Nível Luso-Francês, sobre Auto-Estradas do Mar.

A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, chefia a delegação portuguesa num encontro com o seu homólogo, Dominique Bussereau, seguido de uma reunião de trabalho das duas delegações.

A criação do Grupo de Contacto de Alto Nível Luso-Francês sobre Auto-Estradas do Mar resulta de uma decisão tomada por ocasião do 3º Encontro de Alto Nível dos Governos de Portugal e França, que decorreu em Lisboa, em Fevereiro, e que teve o domínio do mar como tema central. Portugal e França acordaram então no reforço do transporte marítimo, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável.

Esta medida enquadra-se na estratégia que o Governo Português tem implementado de tornar Portugal numa referência para as cadeias logísticas da fachada Atlântica, fomentando a competitividade do transporte marítimo e da logística.

Duas primeiras Auto-estradas do Mar ligam Sines a Itália e Leixões ao Norte da Europa

Desde Janeiro do corrente ano, Portugal conta com duas auto-estradas do mar, uma entre Sines e a Itália e outra entre Leixões e o Norte da Europa (Holanda e Inglaterra), com resultados que vão ao encontro das previsões, estando a validar todos os novos procedimentos e sistemas e a comprovar a apetência do mercado, justificando as políticas do Governo para os sectores marítimo-portuário e logístico.

A França é o terceiro maior parceiro comercial português, em matéria de importações (cerca de 5 mil milhões de Euros em 2007) e de exportações (cerca de 4,7 mil milhões de Euros em 2007), acreditando os Governos Português e Francês que existe um forte potencial para a implementação de auto-estradas do mar entre os dois países.

Estas infra-estruturas deverão permitir o reforço do comércio bilateral, e contribuir para minimizar os custos ambientais inerentes ao transporte rodoviário e os custos decorrentes do congestionamento, nomeadamente no atravessamento dos Pirinéus, e para o desenvolvimento de um meio de transporte mais sustentável.