Algumas das medidas do Plano de Apoio ao Sector Automóvel (PASA) estão já a ser implementadas. Linhas de crédito específicas para o sector e um novo modelo de Seguro de Crédito, por exemplo, estão já finalizadas e estarão disponíveis para as empresas dentro de poucos dias.

De acordo com um comunicado conjunto do Ministério da Economia e Inovação e do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, o plano está a evoluir como previsto.

«Em relação aos eixos I e II, que visam responder às necessidades de curto prazo do sector, através das medidas de apoio ao Emprego/Qualificação, disponibilização de linhas de crédito específicas e implementação de um novo modelo de Seguro de Crédito já se encontram finalizados e já estão, ou serão, disponibilizadas às empresas nos próximos dias. Os eixos III e IV, que visam responder às necessidades estruturais do sector, encontram-se em curso e deverão estar finalizadas durante o mês de Janeiro, como planeado com o sector», referem.

No que diz respeito ao Programa Qualificação/Emprego para o Sector Automóvel, encontra-se finalizado e será aberto às empresas durante a próxima semana.

Novo modelo de seguro de crédito dia 19

Já a Linha de crédito PMEInvest III Automóvel, no valor de 200 milhões de euros, ficou disponível no passado dia 12 de Janeiro, através da rede de balcões dos 16 bancos envolvidos. Quanto à elaboração do novo modelo de acesso ao seguro de crédito, de apoio ao crédito comercial, no valor global de 2 mil milhões de euros, estará em funcionamento a partir de 19 de Janeiro.



No campo das medidas de apoio ao ajustamento do perfil industrial e tecnológico do sector, serão lançados até ao final do mês de Janeiro três concursos específicos para o sector automóvel, no valor de 50 milhões de euros, no âmbito dos sistemas de incentivos à Inovação, Acções Colectivas e I&DT.

O Ministério da Economia está ainda em reuniões com o das Finanças e a Associação do Sector Automóvel (ACAP) no sentido de identificar as soluções legislativas para o incentivo à procura por automóveis.