O Barclays está a cobrar uma taxa aos clientes que se dirigem ao banco para trocar dinheiro, como por exemplo, notas pequenas por notas grandes ou vice-versa.

A situação chegou já ao conhecimento do Banco de Portugal, que «vai averiguar o que se passa», garantiu fonte do regulador à Agência Financeira. «Estamos a ver o que isto significa, o enquadramento que pode ter».

Quem se dirigir ao Barclays para trocar moedas por notas ou notas pequenas por uma nota grande, terá de pagar uma taxa de 2,5 euros por cada 50 euros trocados.

Uma prática «tão rara, tão pouco comum, que nunca tinha chegado ao conhecimento do Banco de Portugal que isto acontecesse em nenhum outro banco antes», adiantou a mesma fonte do banco central, garantindo que esta prática rara «nunca foi objecto de qualquer reclamação».

A taxa figura do preçário do próprio Barclays mas o Banco de Portugal aconselha quem se deparar com esta situação a «pedir esclarecimentos ao próprio banco» e, se não ficar satisfeito com as explicações, a «reclamar junto do Banco de Portugal».

A Agência Financeira contactou o Barclays para obter um comentário a esta situação. Numa nota escrita, a instituição esclarece que «assegura a prestação do serviço de troca de numerário em toda a sua rede de agências, a clientes e não clientes da instituição, em conformidade com as instruções do Banco de Portugal».

E acrescenta que «à semelhança de outros serviços prestados, o Barclays Portugal aplica a comissão que considera adequada para a prestação deste serviço de troca de numerário».