A actual crise económica está a atingir de forma particularmente grave a indústria automóvel. A queda nas vendas é de tal maneira acentuada, que está a levar muitas empresas e profissionais do ramo ao desespero. O resultado é o aparecimento das promoções mais insólitas.

Um bom exemplo disso mesmo é a Chrysler. Um site britânico está a oferecer dois veículos deste construtor pelo preço de um.

Não é novidade que a empresa está em dificuldades, falando-se mesmo na possibilidade de falir, se não encontrar um comprador no prazo máximo de um ano.

A Chrysler é a terceira maior fabricante de automóveis dos Estados Unidos mas foi no Reino Unido que um representante da mesma decidiu enfrentar a crise através desta promoção. O site «Broadspeed.com», que reúne vários concessionários de automóveis novos, oferece um sedan Dodge Avenger na compra de outro. «Pague um, leve dois».

A oferta é válida para a versão topo de gama do modelo, SXT, cujo preço de tabela é de 18.255 libras, qualquer coisa como 21 mil euros.

De acordo com informações veiculadas pelo director do site à imprensa britânica, a decisão foi tomada depois de se verificar que várias unidades do Avenger estavam em stock há mais de seis meses.

Luxo a dobrar

Mas este não é o único caso. A Porsche também protagonizou uma promoção destas, embora apenas por iniciativa de um vendedor, que estava a ficar preocupado com a queda das vendas.

Um gerente de vendas de uma concessionária Porsche na Califórnia (EUA), resolveu avançar com a promoção «pague um, leve dois» e foi um verdadeiro sucesso. Na primeira hora, o gerente vendeu 18 unidades, com alguns compradores a hipotecarem as suas casas e a venderem veículos online para fazerem o negócio das suas vidas.

Quem não gostou da ideia foi a concessionária da Porsche, que não só despediu o gerente em causa como ainda o processou, para reaver o dinheiro dos 18 Porsche entregues como oferta.