O governador do Banco de Portugal (BdP), Vitor Constâncio, considera que «a banca portuguesa está a reagir bem» à crise financeira internacional.

O responsável, que falava à margem do XVIII Encontro de Lisboa, sublinhou que, «conforme o Fundo Monetário Internacional confirmou, (a banca) tem os seus rácios prudenciais em boa situação».

Admite que a banca «está sujeita às pressões que, neste momento, atingem todos os bancos europeus, resultantes das dificuldades de funcionamento dos mercados monetários» mas garante que a mesma «tem condições para continuar a resistir e os mercados monetários acabarão por normalizar-se».

«Nós seguimos permanentemente a situação de liquidez de todos os bancos do nosso sistema, é um acompanhamento muito próximo e diário, por forma a que qualquer problema que possa surgir, possa ser resolvido», adiantou ainda.

Também em termos económicos, Constâncio considera que Portugal está hoje mais preparado para enfrentar a crise, graças à consolidação orçamental conseguida nos últimos anos e às reformas estruturais entretanto lançadas. Além disso, «a robustez do nosso sistema financeiro é um trunfo» para prosseguir o desenvolvimento económico, concluiu.