Apesar de esta semana estar a ser marcada por fortes quedas do preço do petróleo, a Galp aumentou os preços num cêntimo, tanto na gasolina como no gasóleo. Devem seguir-se a BP e a Repsol.

A petrolífera explica que as revisões de preços são feitas com base na cotação do petróleo na semana anterior, quando registou ligeiras subidas. Se no conjunto desta semana as cotações ficarem mais baixas, como até aqui, então os portugueses poderão contar com uma descida na semana que vem. A não ser que a tendência ainda se inverta até ao final da semana.

Para a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), as explicações da Galp não chegam. Tendo em conta os valores actuais do petróleo, que andam perto dos níveis registados no início do ano, os preços dos combustíveis deviam estar 8 a 12 cêntimos mais baratos, defende.

O preço do petróleo já caiu 25% desde que atingiu o seu pico em Julho. No mês seguinte, entre 28 de Julho e 25 de Agosto, os preços registaram quedas consideráveis em Portugal.

De acordo com os dados dos Boletins Petrolíferos da União Europeia, a que a Agência Financeira teve acesso, neste período, o preço da gasolina sem chumbo de 95 octanas caiu 5,9 cêntimos no nosso País, enquanto que o litro do gasóleo ficou 10,8 cêntimos mais barato. No caso da gasolina, a descida foi mesmo maior do que a registada na vizinha Espanha no mesmo período (4,5 cêntimos). Já no gasóleo, Espanha registou uma descida maior: 9,4 cêntimos.