O Google lança esta terça-feira a versão em «português europeu» do Gmail do seu serviço de e-mail. O Gmail chega com mais de 6,6 Gigabytes de armazenagem e com a sua vista de conversação única.

«Este é um grande lançamento para os nossos utilizadores em Portugal. Estamos sempre entusiasmados em fornecer um maior acesso às pessoas em todo o mundo. Mas nós não fizemos apenas isso: adicionámos recentemente algumas características novas, tais como as Conversas em grupo (Group Chat) e as Etiquetas Coloridas (Coloured Labels) e pensamos que os utilizadores Portugueses irão adorar», disse a responsável de Marketing da Google Portugal, Inês Gonçalves.

O Gmail tem assim um serviço de mensagens instantâneas (Integrated chat): integração do serviço de mensagens instantâneas directamente na experiência de e-mail, de modo a que os utilizadores possam permutar perfeitamente entre ambas as funcionalidades.

Pode-se ler ou escrever o email no telemóvel ou no desktop

Pode-se pesquisar conversas tal como os e-mail, não sendo preciso recordar se alguém enviou, por exemplo, o seu número de telefone via e-mail ou mensagem instantânea.

Tem ainda Etiquetas e Filtros (Labels and Filters): o Gmail utiliza etiquetas para o ajudar a organizar-se com maior flexibilidade. A conversa pode ter várias etiquetas, não sendo obrigatório escolher uma pasta em particular para as mensagens. Da mesma forma, podem-se criar filtros para gerir automaticamente o correio de entrada.

O Gmail vem com mais de 6,3 Gigabytes de armazenamento livre, cuja capacidade está sempre a aumentar e tem Grande Filtro de Spam (Great Spam Fliter)-não se perde tempo com spam, nem com as mensagens não solicitadas. O Gmail bloqueia o spam antes dele chegar à caixa de entrada.

Há também as Etiquetas Coloridas (Coloured labels) que melhoram a organização do correio electrónico com etiquetas coloridas, bem como as Conversas em grupo (Group Chat)..

Já o IMAP Livre (Free IMAP) sincroniza a caixa de entrada dos dispositivos instantânea e automaticamente. Pode-se ler ou escrever o email no telemóvel ou no desktop, e as alterações feitas no Gmail são vistas em qualquer parte onde se aceder à caixa de entrada.