O mercado externo já representa 63 por cento da facturação da NDrive Navigation Systems, empresa de tecnologia portuguesa que se dedica à comercialização e desenvolvimento de sistemas de navegação.

A produtora do novo NPhone espera alcançar este ano mais de 10 milhões de euros no seu volume de negócios e conta com mais de 250 mil licenças vendidas em dez países.

Em matéria de vendas de sistemas de navegação, o mercado português representa 36%, enquanto o espanhol 32%, o brasileiro 5%, sendo os restantes 27% em outros sete países.

«Queremos ser um player mundial na área dos sistemas de navegação», disse o administrador da empresa, João Neto, na apresentação do aparelho NDrive Phone S300, que decorreu esta quarta-feira em Lisboa.

Para tal, a empresa está a estudar a entrada nos mercados da América Latina ou Europa do Leste, avançando que estão para breve parcerias na Turquia e México.

«Temos tido um crescimento de quatro vezes ao ano. E contamos manter este ritmo», acrescentou o administrador da NDrive.

Concorrer com os «gigantes» TomTom e Garmin

Como empresas concorrentes, João Neto diz que são os gigantes TomTom e Garmin. Para lhes fazer frente no mercado, a NDrive Navigation Systems assegura que «a única forma de manter a competitividade é ser inovador e ter produtos exclusivos no mercado».

A NDrive Navigation Systems nasceu da cisão da InfoPortugal (vendida à Impresa) e, desde 2001, comercializa sistemas de navegação. Com um capital social de 1,4 milhões de euros, conta com uma equipa de 36 pessoas.