O ministro das Finanças considerou esta sexta-feira «uma falsa questão» a polémica em torno dos investimentos na rede ferroviária de alta velocidade (TGV), defendendo que este projecto não terá impacto no défice ou na dívida pública em 2009.

«Este ano o TGV não pesa praticamente nada, quer em termos de défice orçamental, quer em termos de dívida pública», disse, acrescentando que se trata de «uma falsa questão, porque o problema não está no TGV».

«Na situação actual do País, que está com um nível de endividamento absolutamente incomportável, não é possível fazer investimentos, sejam eles quais forem, que impliquem grandes importações», disse.

Teixeira dos Santos falava no final do Conselho de Ministros Extraordinário, que aprovou a proposta de Orçamento Suplementar para 2009 e a revisão do Programa de Estabilidade e Crescimento da EU. Esta foi a reacção do ministro às declarações de Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, que afirmou na quinta-feira à noite, em entrevista à RTP, que, se formar Governo, riscará o investimento no TGV.