O Produto Interno Bruto (PIB) per capita em Portugal está 10 a 30% abaixo da média da União Europeia, revelam os dados do Eurostat, revelados esta segunda-feira e relativos a 2007.

Portugal encontra-se no mesmo grupo que a Eslovénia, República Checa, Malta e Estónia.

Os dados do Eurostat mostram grandes diferenças entre os Estados membros da UE, com o PIB per capita dos vários países a oscilar bastante face à média. O Luxemburgo, que tem o valor mais alto, atingiu os 276% da média, enquanto que a Bulgária, o mais pobre, se fica pelos 38% face à média europeia. Na lista dos mais ricos per capita, surge ainda a Irlanda (com 146% da média da UE) e a Holanda (com 131%).

Os países mais pobres em termos de PIB per capita são a Bulgária e a Roménia, com apenas 41% da média europeia, e a Polónia, com 54%. Também piores que Portugal estão a Eslováquia, Hungria, Lituânia e Letónia, com um PIB per capital 30% a 50% abaixo da média da União.

A Espanha encontra-se no grupo de países com valores próximos da média da União Europeia. No país visión, o PIB per capita atinge 107% da média. A Itália está nos 101%, a Grécia com 98% e Chipre com 93%.

Um pouco melhor, no grupo de países com PIB per capita 10 a 30% acima da média comunitária estão a França (111%) e a Alemanha (113%), além da Áustria, Suécia, Dinamarca, Bélgica, Finlândia e Reino Unido.