O primeiro-ministro acolheu satisfeito a «boa notícia» relativa ao crescimento de 2% da economia portuguesa no último trimestre de 2007. Para José Sócrates o valor revela que «a economia portuguesa está em boa recuperação» e mostra que «valeu a pena o nosso esforço nos últimos três anos».

Sócrates e Cavaco também perdem poder de compra

Os comentários, citados pela agência «Lusa», foram feitos à entrada de uma cerimónia de inauguração de um novo departamento de investigação e desenvolvimento da farmacêutica Bial.

«A economia portuguesa reagiu bem» à fase mais conturbada sentida pela a economia mundial a partir do verão de 2007, considerou, sublinhando o importante contributo do crescimento do investimento.

«Os portugueses devem compreender que valeu a pena o nosso esforço nos últimos três anos», acrescentou o primeiro-ministro, alegando que pretende deixar aos portugueses «uma palavra de confiança mas não de triunfalismo».

«Este é o maior crescimento dos últimos seis anos», lembrou.

Recorde-se que, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta manhã, o Produto Interno Bruto (PIB) português cresceu 1,9% em 2007, mais seis décimas que em 2006 e o maior valor desde 2001. No quarto trimestre, a economia avançou 0,7% face ao terceiro trimestre e 2% face ao homólogo.