TMN, Vodafone e Optimus sabem que o futuro nos telemóveis passa por aproximá-los das potencialidades de um computador pessoal. O lançamento de serviços de mensagens instantâneas (mais conhecidas por «Instant Messaging»), à semelhança dos modelos da Microsoft ou do Yahoo!, vão nesse sentido.

TMN estuda parceria com Microsoft para ter «Messenger»

«Messenger» nos telemóveis está a crescer

TMN trabalha em novas parcerias com Sapo

O operador com maior quota de mercado, que é também o único que não possui acordo com a Microsoft ao nível do «MSN», considera que os utilizadores «aceitam muito bem» este tipo de serviços, mas reconhece que há diferenças entre um telemóvel e um PC.

«Num telemóvel, os clientes valorizam mais as funcionalidades base de um Instant Messaging como a troca rápida de texto, a visualização de presença e a gestão de uma lista de contactos», disse fonte oficial do grupo à Agência Financeira.

Contudo, este tipo de serviços traz vantagens à TMN: o «prolongar da presença/disponibilidade ou a capacidade de comunicar novas localizações e actividades, mesmo quando em movimento».

A TMN está actualmente a estudar novas parcerias com o portal Sapo, uma convergência que «abrange vários níveis e serviços, entre os quais o Instant Messaging».

Vodafone quer integrar o «Web Phone» no «Messenger»

«A estratégia da Vodafone passa por disponibilizar no telemóvel os principais serviços que os utilizadores da Internet estão habituados a usar no PC, garantindo, desta forma, que os serviços disponíveis no móvel são os preferidos dos clientes e, por isso, bem aceites e com utilização elevada», disse à Agência Financeira fonte oficial da Vodafone Portugal, a propósito da aposta no «Instant Messaging».

Além do lançamento recente do «Vodafone Web Phone», o grupo espera «a curto prazo» que os utilizadores do «Vodafone Messenger» passem a aceder a este serviço, permitindo «trazer para o móvel mais uma comunidade existente no mundo do PC».

Optimus com uma «série de surpresas» em mãos

O primeiro operador móvel a lançar um serviço de «Instant Messaging» (em Junho de 2005) a Optimus considera que o seu «MSN Messenger» tem uma experiência de utilização «similar à do computador quer ao nível de interface, quer ao nível de serviços».

Contudo, a direcção de comunicação institucional da Sonaecom, disse à Agência Financeira não acreditar numa «verdadeira competição» entre as duas plataformas, «dado que a maioria dos operadores móveis estão a disponibilizar serviços de Instant Messaging dos players do PC» (como o MSN).

Para este ano, e neste domínio, a Optimus tem preparada «uma série de surpresas», algumas na vertente das conversas instantâneas, mas a empresa não quis adiantar mais pormenores.