A Autoeuropa inicia esta quinta-feira uma paragem na produção de veículos multi-usos Volkswagen Sharan e Seat Alhambra que se prolonga até 17 de Dezembro, devido à quebra na procura na sequência da crise financeira mundial.

A esta paragem na produção dos MPV (Multi-Purpose Vehicle), segue-se uma outra, de todos os produtos ¿ Scirocco, Eos, Sharan e Seat Alhambra ¿ nos dias 18, 19, 22 e 23 de Dezembro, e o habitual encerramento da fábrica no final do ano, que, desta vez, se irá prolongar até 12 de Janeiro de 2009, avança a «Lusa».

Apesar da paragem na produção, os 3.058 trabalhadores da Autoeuropa continuam a receber os salários na íntegra ao abrigo do novo Acordo de Empresa, que foi aprovado a 4 de Dezembro.

Criada pela Ford e pela Volkswagen no início dos anos noventa do século passado, a Autoeuropa foi inaugurada a 26 de Abril de 1995 e iniciou a produção de monovolumes em Maio do mesmo ano.

A 23 de Dezembro de 1999, a Volkswagen assumiu a totalidade do capital da empresa mas continuou a produzir MPV para a Ford até ao início de 2006.

A empresa que representa cerca de um por cento do Produto Interno Bruto (PIB) atingiu um pico de produção de 136.758 monovolumes em 2001 e registou uma retracção até 2005, recuperando em 2006, com a entrada em produção do novo descapotável Volkswagen Eos.

A vinda do desportivo Scirocco e a perspectiva de vir a conseguir a produção dos sucessores dos actuais veículos MPV abrem boas perspectivas de futuro à empresa de Palmela, apesar das dificuldades recentes provocadas pela crise internacional.