[Notícia actualizada às 13h13]

O Sport Lisboa Benfica já tem o plano para reestruturar o grupo e salvar as contas. Na Assembleia Geral, que decorrerá na próxima terça-feira dia 15, o clube vai levar à discussão um pacote de iniciativas que vão resultar num reforço da posição accionista - directa e indirecta - do clube na Benfica SAD para 68%. No final do processo, a SAD pode decidir avançar para a compra da empresa que gere o Estádio da Luz.

No entanto, estas medidas implicam que o passivo do clube encarnado dispare para 246,8 milhões de euros, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Veja aqui o plano em diagrama

Em traços gerais, o clube vai aumentar o capital da SAD em géneros, através da transferência de uma parte do capital da Benfica Estádio. No fim da linha, o reforço dos capitais próprios será de 40 milhões de euros, retirando a SAD da situação de falência técnica em que se encontra.

Depois, a SAD vai comprar o restante da Benfica Estádio ao clube, ficando a dever dinheiro ao Benfica, uma operação que resulta no aumento do passivo da empresa cotada em 68,2 milhões de euros.

Acções avaliadas acima da cotação em bolsa

Neste negócio, as acções da SAD estão avaliadas em 5 euros cada. Um valor que fica muito acima daquele negociado esta quinta-feira na Euronext Lisboa (2,52 euros) e do máximo de sempre, de 3,55 euros por acção, atingido a 30 de Setembro de 2009. Veja aqui as acções do Benfica

Reestruturação em cinco passos

A proposta do clube envolve uma reestruturação financeira em cinco passos.

Em primeiro lugar, o Benfica quer aumentar o capital da SAD em 40 milhões de euros através da permuta de 5.750 acções da Benfica Estádio, equivalentes a 57,5% do capital social.

Administradores da SAD ganharam 673 mil euros

Depois, o clube propõe a venda de 4,8 milhões acções da SAD à casa-mãe, no valor aproximado de 24 milhões de euros. Este passo é necessário já que o clube não pode deter mais de 40% das acções da SAD de forma directa. Por isso, as acções são transferidas para a Benfica SGPS, detida a 100% pelo clube.

Já numa terceira etapa, o clube das Águias vende o remanescente da Benfica Estádio à SAD. As 4.250 acções da Benfica Estádio (42,5% capital social) são alienadas por 29,3 milhões de euros, a que acrescem prestações acessórias de perto de 28,9 milhões de euros.

Benfica pagou dois milhões por Mantorras em 2008/09

O quarto passo proposto pelo clube corresponde à cedência de créditos entre empresas do Grupo. Após esta última etapa, o balanço, de acordo com as contas do clube apresentadas ao regulador do mercado, aponta para uma melhoria do capital próprio, que passa de -12,8 milhões para um valor positivo de 28,2 milhões de euros. No entanto, há um agravamento do passivo em 246,84 milhões de euros.

A última etapa deste processo será a fusão da Benfica Estádio e da SAD, mas esta decisão fica dependente da análise comparativa entre os benefícios gerados e os custos associados.