A Associação de Defesa do Consumidor (Deco) vai iniciar a sua acção de protesto contra a formação do preço dos combustíveis já esta sexta-feira.

Com o mote «Preços dos Combustíveis Assim Não!», a acção tem o seu início um pouco por todo o País, com a associação a interagir com os consumidores, relembrando-os da Jornada Nacional de Protesto e levando a cabo a distribuição de panfletos.

A Deco estará na Rua Ferreira Borges, em Coimbra, na Praça do Giraldo, em Évora, na Rua de Santo António, em Faro, na Praça Duque de Saldanha, em Lisboa, na Rotunda da Boavista, no Porto, no Jardim da República em Santarém, e no Campo da Agonia (Avenida do Campo do Castelo), em Viana do Castelo.

A acção de rua terá lugar entre as 9h00 e as 11h00.

A Deco quer, com este protesto, que as petrolíferas façam repercutir no preço de venda ao público as reais variações dos preços das matérias-primas.

Reivindica ainda que a Autoridade da Concorrência exerça «com eficácia as suas competências de fiscalização e supervisão» do mercado, vigiando em permanência a evolução dos preços e reprimindo eventuais práticas restritivas da concorrência.