O preço das casas em Portugal Continental voltou a cair em Outubro, de acordo com o Índice Confidencial Imobiliário (ICI).

«O ICI para Portugal Continental voltou a registar, em Outubro, uma valorização negativa de 0,1 por cento, confirmando a irregularidade da trajectória de crescimento observada durante o ano de 2008», sustenta a fonte.

Em Janeiro, o ICI tinha apresentado uma variação mensal negativa de 0,3%, registando um crescimento mensal positivo até Junho, quando voltou a subir 0,3%. Já em Julho, Agosto e Setembro, o índice indicava uma performance mensal de crescimento positivo, registando mesmo uma taxa de valorização mensal de 1,6% no último mês.

Em termos de segmentos, quer nos fogos novos quer nos fogos usados, o ICI observou uma redução das valorizações mensais. «No caso da habitação usada, esta taxa foi também negativa (menos 0,2%), estando mesmo abaixo da performance da total do mercado.

Lisboa, Porto e Algarve acompanham tendência do mercado

No que diz respeito à análise geográfica, o ICI verificou que as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e a região do Algarve acompanharam a tendência registada no total do mercado, apresentando uma baixa das taxas de valorização mensal, situando-se, em geral, nos menos 0,2%.

O Norte e o Centro, por seu turno, apresentaram uma valorização face ao mês anterior, com taxas de variação mensal de 1% e 0,2%, respectivamente.

Em termos de segmentos por estado de uso, a contracção foi mais sentida nos alojamentos usados na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e na Área Metropolitana do Porto (AMP), com taxas de valorização mensal negativas na ordem dos 0,4% e 0,3%, respectivamente.