O Governo deverá anunciar esta quinta-feira uma revisão em baixa do crescimento da economia portuguesa, possibilidade que estava na mesa e que ganhou forma com divulgação da estimativa rápida do INE, disse hoje à «Lusa» fonte governamental.

A economia portuguesa abrandou no primeiro trimestre de 2008, apresentando um crescimento real de 0,9 por cento em termos homólogos, o que correspondeu a menos nove décimas do que o valor apurado no trimestre anterior também em termos homólogos (1,8 por cento).

Já a evolução da economia portuguesa de Janeiro a Março, face aos últimos três meses de 2007, registou uma variação negativa de 0,2 por cento, o que correspondeu também a uma desaceleração de 0,9 décimas quando se compara com a variação em cadeia dos últimos dois trimestres de 2007.

A revisão poderá ser anunciada por Teixeira dos Santos no final do «briefing» da reunião do Conselho de Ministros e já deverá constar do cenário macroeconómico a inscrever no relatório de orientação da despesa a enviar para o Parlamento na sexta-feira.