A dinamização dos negócios entre Portugal e a América Latina e a atracção de tráfego para as cadeias logísticas nacionais são objectivos da visita ao Brasil e à Argentina, que a secretária de Estado dos Transportes inicia amanhã.

«O objectivo é potenciar e dinamizar os negócios entre Portugal e os países da América Latina, promovendo Portugal enquanto referência para as cadeias de logística na fachada Atlântica da Península Ibérica», segundo uma informação da Secretaria de Estado dos Transportes.

Actualmente, os portos de Setúbal, Leixões e Lisboa fazem trocas com o Brasil e a Argentina, mas «Portugal importa mais do que exporta», disse a presidente do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), Natércia Cabral, num encontro com a imprensa.

Exportamos 6,6 mil toneladas

Em 2008, segundo dados do IPTM, Portugal importou da Argentina 1,2 milhões de toneladas e exportou 6,6 mil toneladas.

Para o Brasil, Portugal exportou 136 mil toneladas em 2008, um valor que compara com os 3,2 milhões de toneladas de mercadorias importadas.

A secretária de Estado dos Transportes liderará uma comitiva que inclui representantes dos portos de Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines e do IPTM.

A visita terá início em Brasília, onde Ana Paula Vitorino terá reuniões com o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e com secretário executivo do Ministério dos Transportes.

Estas reuniões servirão para «apresentar as potencialidades do sistema logístico e portuário português», de acordo com a Secretaria de Estado dos Transportes.

Na terça-feira, a comitiva chefiada por Ana Paula Vitorino desloca-se a São Paulo, para a inauguração da "Intermodal South America", uma feira que reúne os principais 'players' do sector da logística e do comércio externo, que contará com um 'stand' da Associação de Portos de Portugal (APP).

Comitiva segue para Buenos Aires quinta-feira

Durante a visita a São Paulo, a secretária de Estado dos Transportes estará reunida com empresários brasileiros para apresentar as potencialidades dos sistemas logístico e portuários portugueses.

Na quinta-feira, a comitiva segue para Buenos Aires, Argentina, onde apresentará a empresários argentinos «as potencialidades» do sistema logístico português.

Em Buenos Aires, juntam-se à comitiva os presidentes da CP e do Metropolitano de Lisboa, que participarão na cerimónia de assinatura de dois contratos e um acordo para o fornecimento de material circulante entre o governo argentino e transportadora ferroviária portuguesa.

Os ministérios dos Transportes português e argentino vão também assinar um protocolo para a concretização do projecto de modernização e beneficiação da linha ferroviária de San Martin.