A bolsa de Lisboa segue agora no vermelho e contraria as pares europeias.

Depois de várias sessões consecutivas em alta, as acções estão em larga maioria em correcção e com a Portugal Telecom a ter especial peso.

Neste momento, o PSI20 perde 0,49% para os 7.157,85 pontos, com 11 títulos em queda e os restantes em alta ainda que ligeira.

A maior queda é da Cimpor que desliza 1,93% para os 5,16 euros. Já a Portugal Telecom recua 1,79% para os 7,12 euros. Segundo o «Diário Económico», o presidente da operadora, Zeinal Bava vai reunir-se com o presidente do Brasil, Lula da Silva, para reafirmar a PT naquele país.

A EDP Renováveis está a recuar 1,71% para os 7,09 euros, no dia em que revela dados provisionais do semestre. A eléctrica aumentou a produção em 33%. A EDP recua 1,52% para os 2,77 euros.

Por seu lado, o BCP está a ganhar 0,83% para os 0,72 euros e o BES alcança 1,48% para os 4,36 euros.

No resto da Europa, os ganhos variam entre 1 e 2,5%. Na Ásia, as praças fecharam esta madrugada em máximo de duas semanas, animadas por notícias sobre o crescimento da China.

Nos EUA, ontem foi uma grande dia, com os três principais mercados a somarem mais de 3%, depois dos resultados positivos da Intel e das perspectivas animadoras por parte da Reserva Federal norte-americana. Esta quinta-feira é a vez da Google e da Nokia. Já os dados trimestrais do JP Morgan já são conhecidos: o banco de investimento obteve lucros de 2,7 mil milhões de dólares (1,91 mil milhões de euros), superando largamente as estimativas dos analistas.

No entanto, as praças norte-americanas deverão abrir em baixa, com a notícia de que o CIT Group, que ultrapassa dificuldades financeiras, não vai receber apoio do Governo.