A bolsa de Lisboa encerrou esta terça-feira em alta, mas com o menor ganho da Europa. O PSI20 subiu 0,45% para 7.079,37 pontos.

Dois dos títulos da banca ajudaram ao fecho positivo: o BES avançou 2,44% para 4,20 euros e o BPI também avançou 1,54% para 1,85 euros. Recorde-se que, no início da semana, o BCP recomendou aos investidores aumentarem a exposição a estes dois títulos.

No sector, só mesmo o peso pesado é que contrariou o sentimento. O BCP caiu 2,04% para 0,72 euros, corrigindo parte dos ganhos de 3,4% registados na primeira sessão da semana.

Notas positivas de destaque ainda para a Galp Energia, que trepou 1,7% para 9,20 euros, no dia em que se sabe que a petrolífera está a ser investigada pela autoridade da concorrência no mercado espanhol. Ainda na energia, EDP, EDP Renováveis e REN fecharam todas em queda ligeira.

Ainda a contribuir para os ganhos, a PT subiu 0,57% para 7,04 euros e a Sonae SGPS 0,44% para 69 cêntimos.

Lá por fora, os ganhos foram mais significativos. O IBEX espanhol trepou 0,7%, o CAC francês 0,98%, o FTSE inglês 0,85% e o DAX alemão 1,26%.

Nos EUA, os mercados estão agora no verde, tanto o Dow Jones como o Nasdaq a subir 0,3%, apesar de terem andado divididos e indefinidos nas primeiras horas de negociação. Os investidores estão a reagir aos resultados divulgados esta terça-feira, e que ficaram muito acima do esperado pelos analistas. Foi o caso dos 3,4 mil milhões de dólares reportados pelo Goldman Sachs e também dos lucros da Johnson & Johnson.

No plano económico soube-se ainda que as vendas a retalho cresceram 0,6% em Junho, um dado que superou igualmente as expectativas.